segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reflexão

O mundo contemporâneo vem sofrendo diversas transformações em vários setores da
sociedade, inclusive na educação, provocada principalmente pelo avanço das tecnologias,
o alunos hoje tem acesso a muita informação obrigando assim o professor a estar sempre
se atualizando.

Mas muitos professores não buscancam sair da sua zona de conforto e não buscam suas
atualizações e acabam caindo em uma rotina escolar, tornando suas aulas monotonas e
casativas criando um desenteresse por parte dos alunos. Fazendo o professor o questionar
o seu papel na função e acaba desenvolvendo uma insatisfação profissional que
acaba muitas vezes levando até ao abandono da profissão, tudo isso devido a mudança que
acontesse com tanta rapidez que o educador não consegue acompanhar.  

Mas penso que o educador precisa estar em constante formação, para poder acompanhar as
mudanças e assim evitar o desanimo, é importante acreditar em um bom relacionamento
no ambito escolar, buscando sempre uma troca de experiência entre o professor e o aluno
buscando assim um melhor caminho pra um bom desenvolvimento em sala de aula.

Em relação ao ensino da arte contemporânea hoje, um dos grandes desafios é tornar-se uma
disciplina reconhecida por alunos e professores de outras matérias, já que a mesma ainda é
vista como o momento de descontração, a lembrancinha do dia das mães, a decoração da
escola em eventos e festas, etc, não que estas coisas não sejam importante, mas que o
ensino da arte vai muito além disto.

O ensino da arte contemporânea possibilita o aluno percorrer um novo caminho abrindo
assim um leque de conhecimento não só para o ensino da arte, mas expandindo para
as outras disciplinas, possibilitando os professores trabalharem a interdisciplinaridade.

Apesar dos esforços de muitos professores para o desenvolvimento de um saber artístico,
a arte ainda não tem sido suficientemente ensinada e apreendida pela maioria dos jovens
brasileiros, pois a mesma surge como reprodução e não como reflexão sobre um saber
artistico.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte, uma das novas propostas na atualidade para
o ensino de Arte, traz como eixo principal as quatro linguagens artísticas (Artes Visuais,
Dança, Música e Teatro) que podem ser trabalhadas em sala de aula, entretanto, percebo que
há uma falta de preparação do professor para ensina-lo.  A meu ver, a proposta dos PCNs na
área de Arte é muito boa, mas complicada de ser viabilizada na realidade escolar brasileira.

Na minha opinião para uma aplicação completa, seria necessário uma qualificação profissional
e recursos materiais para que os professores possam trabalhar a proposta dos PCNs.


Sendo assim as propostas dos Parâmetros serão realizadas somente naquilo que o professor
de arte tem mais habilidade. Assim, se o professor de Arte de uma determinada escola for
formado em Teatro, por exemplo, será esta a linguagem artística aplicada em suas aulas.

Vejo que se este quadro não for mudado em breve as escolas, principalmente da rede
particulares, vão começar a escolher as modalidades artística(s) que considera mais impor-
tante para os seus interesses, contratando um professor com formação adequada.

Pensando assim, vejo um novo desafio para nós professores de arte, poder ter as quatro
linguagens artísticas num mesmo estabelecimento de ensino, podendo o aluno ao longo de
sua formação na Educação Básica vivenciar experiências nas quatro linguagens artísticas.


Fábio Alexandre Guerra
Artes Visuas
5º Semestre - Noite

Um comentário:

  1. Vejo que temos em nossas mãos grandes possibilidades de inovar, criar, executar e aprender na disciplina de Arte. Não nos faltam ferramentas, faltam metodologias. Cabe ao professor querer buscar conhecimento e ir atrás de um diálogo contemporâneo com o seu público e sua área de atuação.

    ResponderExcluir